" O que mais me surpreende na humanidade são os homens...por que perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde" Dalai Lama

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que todo Pedicure deve saber





A podologia trata a saúde dos pés caso perceba que seu cliente esta com alguma patologia, não tenha medo de perder cliente, o podólogo não faz tratamento estético.


Todo pedicure deveria usar EPI (equipamento de proteção individual) assegurando assim segurança sua e do cliente quanto ao risco de contaminação de doenças infecto contagiosas.


Que existem luvas e botas com emolientes para uso, descartando assim o uso das famosas bacias, potes e afins.


Que nenhum material no mundo (alicates, tesouras, espatulas, estiletes, etc) está esterilizado somente com água e sabão, este procedimento se chama desinfecção ou seja apenas limpo ocasionando assim contaminações por vírus  bactérias e fungos.


Que 50% das pessoas que tem diabete não sabe que tem diabete e que quase 100% deles só descobrem quando ocorre uma infecção grave ou gangrenas em pele lesionadas, por isso evite de manipular excessivamente a pele dos seus clientes, qualquer lesão em diabético pode levar a gangrena e amputações de membro.


Que 3% da população mundial não sabe que é portador da Hepatite C que é hoje mais transmitida do que o vírus do HIV, que sua transmissão se dá através do sangue, agulhas e materiais contaminados. A Hepatite C doença sorrateira pois é assintomática(não apresenta sintomas) na fase crônica, ela causa cirrose hepática, neoplasia maligna do figado e a hepatocarcinoma.


Por isso e outro motivos o uso de material 100% esterilizado é uma regra leia mais sobre esterilização de material na nossa postagem http://xoxule-podologia.blogspot.com/2011/01/esterilizacao-material-informacoes.html

Os materiais como lixas, polidores, pauzinho de laranjeira deve ser descartáveis e de uso único - usou descartou. Já Alicates e espatulas o ideal é ser de uso pessoal e devendo ser esterilizados, já que a cutícula sofre decomposição,  atraindo micro-organismos que causam patologias.


Cuidado com esmaltes eles também podem transmitir doenças principalmente as virais, transmitida pelo sangue o ideal é uso individual.


Visite nossa pagina no Facebook link no blog lá tem uma material sobre diferença entre desinfecção e esterilização, que pode ajudar muito na hora de limpar seu material de trabalho que teve ser muito bem cuidado, já que deve que se ganha o nosso rico dinheiro.