" O que mais me surpreende na humanidade são os homens...por que perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde" Dalai Lama

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Arrancar a Unha é Tirar o Mal pela Raiz?

Será que arrancar a unha irá solucionar a onicomicose, descolamentos, lesões e deformidades?


Abaixo da unha não existe hipoderme*, isto ocorre para uma melhor aderência da unha. Esta pele recebe nome de Leito Ungueal.

A Função da unha é de proteger as falanges distal (ponta dos dedos) e o leito ungueal. O leito ungueal é uma pele fina que ao sofrer agressões pode engrossar e sofrer alterações.

A estrutura da unha é forte para aguentar os atritos constantes e exposição que sofrem. Se a unha esta saudável estas situações não causam males a unha e a pele adjacente.

Quando a unha esta com alguma patologia ou lesão Ex.: descolamento, onicomicose, corte irregular...Cresce o número de pessoas que corta ou arrancam a área lesionada, achando que desta maneira está solucionando ou amenizando as lesões.

Na verdade estão desta maneira ocasionando malefícios maiores aos seus pés. Ao arrancar a unha poderá causar:

Trauma na Matriz Ungueal - A matriz ungueal é onde a unha é formada. Lesionar esta região causa deformações permanente ou até extinção do crescimento da unha. A matriz ungueal é muito fragil.


Traumas no Leito Ungueal - Após retirada da unha o leito ungueal engrossa pelo atritos contantes e passam a ocupar o lugar da unha dificultando a passagem da nova unha que é muito fina. Ocasionando o mal crescimento da laminas. Ex.: unha involuta, unha bifurcada, etc...


Onicomicose - O Fungo é muito resistênte , mesmo ao arrancar a unha o fungo pode esta nas pregas (pele) o que pode contaminar a nova unha.


Deformidades e lesões -  podem ocorre devido aos atritos contantes que a unha nova irá sofrer.

Quando arracamos parcialmente ou totalmente uma unha estamos exponto os pés as muitas situações:

Produtos quimicos;
Atritos dos calçados;
Micro orgânismos;
Suor;
Terra, areia, sujeiras e detritos, etc...

Vale a pena expor seus pés a todas estas situações?


O tratamento podologico é realizado  seguindo critério especificos para cada nescessidade. Seguindo o critério  de que a unha tem a função de proteção não arrancamos unha. Manter a unha durante tratamento causa beneficios, se for nescessário usamos ortese acrilica para manter a unha fixa até a nova crescer. Quando a unha nova é acompanhada pela unha anterior irá crescer sem tantos traumas e excesso de exposição, tendo assim mais chance de crescer saúdavel.
Existe caso que se faz nescessário a extração da unha por meio de cirurgia realizada por médicos, nos outros casos avaliamos se esta retirada vai causar efetivamente um benificios.




Hipoderme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.[1]